segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lights on!!

Me mudei recentemente, e não pude deixar de reparar que até hoje no meu prédio, dos 70 apartamentos, provavelmente 68 (tirando os 2 que eu já morei) usam iluminação com lâmpadas incandescentes com um erro gigante (pra mais) de potência.
Por exemplo, pra iluminar um banheiro minúsculo, achei no apartamento em que me mudei uma lâmpada de 120W. 120W!!!
Tá certo que a incandescente dá um clima mais natural, com temperatura de cor mais "fria", mas eu acho um desperdício descarado nesse banheiro os 120W, quando uma lâmpada fluorescente compacta de 30W (ou até menos) já iluminaria tranquilamente o ambiente.
E ao falar com o pessoal do condomínio sobre isso, eles respondem: "ah, mas dá muito trabalho cada morador comprar 5 lâmpadas novas" (sim, cada apartamento usa apenas 5 lâmpadas!)
Considerando que cada uma custa, vá lá, 10 reais, dá pra ver que vale a pena gastar 50 reais uma vez e pagar 4 vezes menos por energia de iluminação em casa, não é?
Além de colaborar com a redução do aquecimento global, cuidados ambientais e blá blá blá...

Enfim, observações que só os (futuros ou atuais) engenheiros eletricistas entendem, infelizmente...

2 comentários:

  1. 5 lampadas? nossa kra, qta coisa hein, no meu ap são soh 4!!!
    uaehauehahuehae

    ResponderExcluir
  2. Um dos vários dilemas enfrentados pelo Engenheiros Eletricista...

    ResponderExcluir