sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bang Theories #2...

Bom, a segunda "teoria" tem muito a ver com a primeira, que postei aqui há alguns dias... De acordo com essa #1, nossa mente nunca permanece estática, mas vai se modificando continuamente, e sempre para uma versão melhor...
A teoria número 2 diz respeito à maneira como permitimos, impedimos ou incentivamos as mudanças de "versão" ao longo do tempo.

Basicamente, nessa teoria diz-se o seguinte: nossa mente é, basicamente, uma "caixa" com espaço para armazenar conhecimento. É como um computador, mas com memória infinita. "Infinita??" - você me pergunta. Sim, praticamente infinita!!! Pense em tudo, absolutamente TUDO que você conhece até hoje. Desde seu nome até como resolver uma equação diferencial (se você souber como), passando pelos "mapas" de todas as ruas em todos os lugares que você conhece, o nome de seus professores, como comer com hashi, como falar outra língua, como falar, como comer, todas as comidas que você conhece, todos os amigos e pessoas que você conhece, enfim...
Pensou? OK, agora junte tudo isso, dê Ctrl+V num documento do Word e salve. Quantas páginas terá esse arquivo? Com quantos megabytes, gigabytes, terabytes terá ficado?

Pois é, gigantemente enorme. Agora, um fator que não é tão grande assim (aliás, é bem pequeno) é a vida-útil desse "computador" que você chama de cérebro. Quer dizer, você vai morrer.

É sério, vai mesmo!!! Não sei quando, se daqui a 5 minutos, 5 horas, 5 anos ou 5 décadas, mas você vai morrer, isso é fato. Apesar da capacidade de armazenamento ilimitada, nosso corpo um dia irá perder a funcionalidade e, consequentemente, o computador irá desligar. Para sempre, todo o sempre. Muá-há-há.

Agora, sem drama, a única limitação de nosso cérebro é a morte. Portanto, a partir do nosso nascimento (quando a máquina vem "formatada", 0% de memória ocupada), temos o tempo de uma vida para tentar preencher o computador com conhecimento. E o que ocorre quando morremos? Game Over!!! Sim, tudo que você aprendeu acaba, é perdido, vai pro vale das sombras. É como um vírus que destrói seu HD sem chances de recuperação.

Então, afinal, de que vale a pena ter tanta informação assim? Bom, você pode vender seu conhecimento pra outros (também conhecido como "trabalhar"), pode passar aos outros (também conhecido como "ensinar"), ou pode usar pra ter prazer (também chamado de "se divertir").

Então, recomendo: absorva o máximo de conhecimento enquanto você pode, e vá sempre utilizando o que puder, aproveitando ao máximo, pra que quando você morrer (sim, você vai morrer!) não deixe nada muito perdido por aí...

See ya!

4 comentários:

  1. Não concordo, na hora de provas pq n lembramos? Infinito sucks hard!

    ResponderExcluir
  2. "É sério, vai mesmo!!! Não sei quando, se daqui a 5 minutos, 5 horas, 5 anos ou 5 décadas, mas você vai morrer, isso é fato. "

    Aff, pensei que iria viver para sempre!! :(
    vc simplesmente me deprimiu com essa noticia.

    ResponderExcluir
  3. Ok! Parei com o spam depois desse! Mas serio, esse é o topico com mais comments graças a mim!!! Hehehehehehe

    ResponderExcluir