segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Super Bowl XLV

Hoje escrevo um pouco sobre o maior evento esportivo dos EUA: o Super Bowl... Pra quem não é familiarizado com a temporada da NFL (National Football League), ontem aconteceu a final do campeonato nacional, ou seja, o jogo mais emocionante, técnico e espontâneo do ano.
Nos EUA, Super Bowl é dia de feriado. Ninguém dá atenção à sua própria vida. Apenas acordam de manhã, e esperam até o comecinho da noite pra poder ver o jogo, seja no estádio, em casa ou em algum pub com os amigos.
Ontem, foi a 45ª (XLV) edição do Super Bowl, entre o Pittsburgh Steelers e o Green Bay Packers. O jogo foi incrível, com atuações sensacionais dos dois lados. Algumas interceptações deram uma vantagem ao Packers, e alguns erros de passe custaram ao Steelers o anel de campeão no final do jogo. Acabou 31x25 Packers.

Agora, eu pergunto: será que algum torcedor do Steelers ficou bravo com seu time? Ah, pode crer que sim. O quarterback deles fez alguns erros bobos, inaceitáveis em um jogo desse porte. OK, e por causa disso, será que algum desses torcedores raivosos queimaram ônibus, quebraram carros, ou bateram na outra torcida ao final do jogo? Provavelmente não.
Sim, isso pode ser comum em alguns jogos de futebol decisivos aqui no Brasil (ah, se o Brasil tivesse Super Bowl, haveria pancadaria todo ano)... Mas nos EUA, eles estão conscientes de que aquilo é um jogo e, acima de tudo, quem ganha merece o troféu. E não é por causa de erros na partida que o jogador deve ficar mal falado: ele deve ser honrado, aprender com isso e preferencialmente não fazer a mesma coisa ano que vem.
Eu assisti a uma entrevista com o Ben Roethlisberger, quarterback do Steelers ontem. A repórter mencionou vários erros que ele cometeu, e perguntou por que aconteceu aquilo. Ele simplesmente respondeu: "Olha, devo jogar toda a culpa em cima dos meus ombros, afinal eu errei, fiz alguns passes que não deveriam ter sido feitos, não fui capaz de prever algumas jogadas... Enfim, algumas vezes você joga uma bola certa, algumas vezes ela sai errada. Mas foi erro meu, não há desculpas. Quero parabenizar os Packers, são uma grande equipe e mereceram a vitória, e agradecer minha equipe que vem me apoiando até aqui. Obrigado."

Pois é, você também não vê coisas como "falta de entrosamento", "nervosismo", "toda a equipe vacilou" ou "é uma loteria mesmo"... O cara admitiu o erro e aprendeu com aquilo. No Brasil, infelizmente há jogadores que tentam "tirar o seu da reta" e se aproveitar do fato de jogar um esporte em equipe.

Enfim, o Super Bowl é, acima de tudo, uma festa para as duas equipes, e para o país inteiro que assiste àquele jogo. Aliás, um Super Bowl é sempre aquele jogo em que "não dá pra piscar", sempre acontece algo importante, uma zebra ou até algo engraçado (ontem, por exemplo, um defensor do Steelers quase ficou estéril devido a uma joelhada de um repórter no lado do campo)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário