sábado, 5 de fevereiro de 2011

Green Light Babe...


Bom, hoje quero filosofar sobre semáforos... Ou melhor, sobre a reação das pessoas a um semáforo...
Como alguns sabem (e fica meio óbvio pelo layout do blog), eu piloto uma moto... (Não, eu não tenho carro. Não, eu não sinto falta. Não, não tenho medo de pegar chuva. Não, não é inconveniente nos dias de inverno. Sim, já inventaram uma coisa chamada tecido impermeável, que acaba com os problemas de chuva e frio).
E como motociclista, geralmente eu chego "na frente" nos semáforos e cruzamentos. Aí pode acontecer uma das duas situações:

1 - O semáforo já está com a luz verde acesa. Nesse caso, eu (bem como vários atrás de mim) passo direto no cruzamento, pois sei que a rua transversal está com o tráfico parado.

2 - O semáforo está com a luz verde apagada. Nesse caso, a luz amarela ou vermelha indica que devemos PARAR. Até aí tudo bem, visto que eu, como todo mundo, páro.
Acontece que a luz verde não fica apagada pra sempre. Sim, depois de alguns segundos (ou minutos, dependendo da rua) ele volta a acender! E esse momento mágico significa uma só coisa: é hora de IR!!

Bom, aí é preciso deixar claro para alguns motoristas (e outros motociclistas também) que IR significa NÃO PARAR, ou seja, engatar a 1ª marcha, acelerar e soltar levemente a embreagem. Então, automaticamente, seu automóvel irá andar pra frente! (incrível, não?)

Acontece que alguns condutores parecem que não aprenderam isso na Auto-escola, e para eles, aquela luz verde significa: "Enrole por mais 2 minutos inteiros, tentando engatar a marcha, fazendo de conta que não viu nada ou simplesmente ficando parado e trancando o trânsito".
Pô, será que é muito difícil deixar a 1ª engatada logo antes e, quando o sinal ficar verde, simplesmente ir? Confesso que eu, assim como uns 20 condutores que também ficam atrás desses cabeças-de-couve, fico meio irritado...

Não custa nada ter um pouquinho de agilidade. Como dizia J. J. Cale, "I've got that green light babe, I got to keep movin' on..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário