sexta-feira, 11 de março de 2011

Woodshedding

Há alguns anos, quando comecei a me interessar por música como Blues, Jazz, Funk e Country, decidi que deveria aprender um pouco mais sobre guitarras e violões...
Mas não aprender aquela teoria de escola de música (aquilo eu já tinha visto por algum tempo, e confesso que tinha um pouco de preguiça de estudar =D)... Queria me familiarizar com os instrumentos, poder saber tudo que eu poderia fazer com eles, os sons que sairiam (ou não), o que daria certo e o que ficaria simplesmente ridículo...
Sempre me perguntei, "Como esses caras podem tocar desse jeito?" (no caso, os "caras" eram caras tipo Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Jeff Beck, B. B. King, etc)...
Pra mim, se eles conseguiam tocar daquele tipo, eu (que sou fisicamente tão mortal quanto eles) também poderia...
A essa altura eu comprei o DVD "Sessions for Robert J.", do Eric Clapton. Nele, o Eric dá uma pequena entrevista, falando principalmente sobre o Blues, a história e o mito por trás do Robert Johnson, e também de sua própria vida profissional, sobre como ele aprendeu tudo o que sabe, como estudava, o que precisou fazer, etc...
E o entrevistador pergunta pra ele mais ou menos o seguinte: "Depois de algum tempo sem aparecer em público, você chega em uma turnê mundial e simplesmente toca muito melhor que qualquer outra vez que você tinha tocado antes... Qual o segredo disso, como você aprimora sua técnica?"

O Eric responde que, durante muito tempo, ele praticava o que chamava-se woodshedding: ficar meio isolado do mundo, pegar o violão, levar alguns discos e gravações com você e começar a tocar. Simplesmente ouvir gravações, estudar as notas, tentar tocar junto, depois fazer coisas novas sozinho, improvisar, enfim... Trabalhar em cima do instrumento com base nas gravações...Imagino que o Eric deve ter passado muito tempo de sua vida fazendo isso... E o resultado nós vemos hoje...

Então, pra todos os que estão aprendendo um instrumento (não importa quão bem você já toque, sempre estará aprendendo), é um incentivo pra dizer: "Ó, aqueles caras também precisaram se danar, estudar pra caramba e ficar horas e horas tocando pra chegar onde eles estão... vai que não é tão impossível assim?"
OK, eu sei que caras como o Eric ou os outros que eu mencionei são imortais, acima de nós "meros aprendizes", porém dá pra se inspirar neles e se aperfeiçoar mais... E é sempre bom cultivar o "feelin'" e a criatividade, além de técnica e estudo...



Think about it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário