domingo, 20 de março de 2011

"Conhece aquela banda?"

Hoje devo contar um episódio que me aconteceu há algumas horas...
Estava eu conversando com um grande amigo (grande Paulo! =D) sobre música, bandas, blog, etc e etc... Então comentei com ele "qualquer dia escrevo algo no blog sobre o Metallica" - é a banda favorita dele.
Aí ele me fala "beleza, mas escreve algo sobre o Cliff ein?"... Eu perguntei "Hã? Quem é Cliff?"
Os fãs de Metallica devem entender porque o Paulo quase me bateu ao ver a pergunta que eu fiz... Cliff Burton foi baixista do Metallica de 1982 a 1986. Ele tocou no álbum de estreia (Kill 'Em All), e ficou até o Master of Puppets. Cliff morreu em turnê, em um acidente de ônibus, em setembro de 1986...
Esse cara tocava baixo como poucos, usava muita distorção e uns efeitos que originalmente são para guitarra. O resultado era solos incrivelmente perfeitos, com muita técnica e intensidade...

Mas enfim, além de falar do tal Cliff, quero falar sobre o acontecimento. Se ontem alguém me perguntasse se eu conheço Metallica, eu diria "conheço cara, conheço sim"... Mas eu não sabia nem quem foi o baixista da formação original! Tá bem, você pode dizer "aaah, é muita coisa querer saber o nome do cara que toca baixo, e quase não aparece né..."
1. No Rock e no Heavy Metal, baixo é SIM um instrumento muito importante e SIM, ele aparece muito e SIM, tem que estudar muito pra tocar bem.
2. No Rock e no Heavy Metal, precisamos SIM saber o nome de todos na formação original, saber a história da banda, o que aconteceu, as influências e etc. Ao contrário de outros estilos, como sertanejo ou pop, onde você simplesmente fala "aaaah, Bruno e Marrone". Nunca ouvi ninguém discutir "qual o melhor acordeon, o do Bruno e Marrone ou do Chitãozinho e Xororó? (desculpe, tou usando nomes de duplas quaisquer)" e nunca também vi nenhum fã do Justin Bieber pesquisar quem ensinou ele a cantar (se é que alguém ensinou), como ele veio à fama, o que ele estudou, como foi sua história. Provavelmente foi um garoto riquinho e mimado que conseguiu fama, mas não posso dizer, porque ninguém se interessa!!!

Acho que é isso que faz o Rock ser tão diferente dos outros estilos: cada um tem sua história, sua "bagagem" e seu pessoal. Então, não comece a dizer que conhece uma banda só por ter escutado uma ou duas músicas...

Um comentário:

  1. Yeah! Agora sim vc pode dizer que conhece Metallica \,,/ Cliff foi de fato uma grande perda pra história do Heavy Metal, imagino oq ele ainda teria feito se estivesse tocando com o Metallica até os dias de hj.
    Mais eh isso ae, valeu pelo post, grande Patrick ;)

    Long Live!

    ResponderExcluir