domingo, 13 de março de 2011

Paganini!

Niccolò Paganini foi um músico que viveu no século XVIII na Itália. Ele tocava violino, e suas composições serviram de inspiração e base para vário outros compositores... Estudando desde criança (forçado pelo próprio pai, diga-se de passagem), logo se tornou um virtuose do instrumento (o que quer dizer que ele tocava bem pra caramba... Melhor do que isso que vc tá pensando, beeeeem melhor...) e foi reconhecido no mundo inteiro.

E você me pergunta: Por que tá falando desse cara se o blog tem mais cara de rock, blues, guitarras e afins?

Mais recentemente (tipo, séculos XX e XXI), uma obra sua foi adaptada pelo também virtuose Steve Vai (só que esse é virtuose de guitarra) para o filme Crossroads. Trata-se do Capricce no. 5 in A Minor (ou, Capricho nº 5, em Lá Menor).
Veja o trcho do filme em que ele aparece (a partir de 4:44 . Até lá, aprecie o virtuosismo do grande amigo Steve - ele toca a linha das duas guitarras):



Bom, percebeu a gravidade da situação? Dá pra ver que o cara mandava bem, não?

Então, hoje eu recomendo pra vários dos meus alunos de guitarra (sim, eu dou aulas de guitarra, mesmo que apenas para iniciantes =D) ouvirem e treinarem o 5º Capricho, pois me ajudou bastante no desenvolvimento de velocidade, técnica e abertura...

Ah, e a versão que o pessoal geralmente usa pra estudar é a original do Paganini, nesse vídeo tocado pelo também virtuose Yngwie Malmsteen (está em "guitar hero" por falta de outros vídeos no Youtube):




Enfim, outra "canção" que aprecio e agradeço... =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário