terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vitor e Léo

Você deve estar pensando "aaah, lá vem outra bronca sobre músicas de corno, 3 acordes, falta de criatividade, etc, etc..."
Bom, hoje não.

Quero comentar sobre a entrevista da dupla "Vitor e Léo" no Jô Soares, ontem à noite.

Uma hora, o Jô perguntou para o Vitor (acho q era o Vitor, ou o Léo, enfim, um dos dois) o seguinte:
"O pessoal sempre quer perguntar pra vocês: afinal, por quê vcs colocaram 'sapo na lagoa' na música Tal*, já que não tem nada a ver com o resto da letra?"

Aí a resposta do sujeito foi mais ou menos isso:

"Jô, quando me perguntam isso, eu sempre respondo: 'Você conhece metáfora?' Porque o sapo na lagoa representa uma metáfora ao caipira no meio do sertão, que fica tão feliz quanto um sapo ao cair na lagoa. Você veja, Jô, que hoje em dia os jovens não aprendem mais interpretação de texto, só querem saber de tudo mastigadinho, enfim... Sem metáforas e metonímias, a poesia e a música não existiriam como são hoje..."

É pessoal, eles são espertos: fazem música pra massa (entenda-se massa como aquele bando de gente de 15 a 25 anos se matando pra ver show dos caras sem nem saber o que é uma metáfora) e também pra quem gosta de música de verdade: poesia boa, com metáforas e jogos de linguagem. Ah, e só p mencionar, ontem consegui ver uns 3 ou 4 acordes dissonantes na música deles... Enfim, a dupla não é igual aqueles caipiras de prédio que fazem "sertanejo" universitário pras moças da plateia ficarem fazendo fila nos carinhas (que vão no show só pra pegá-las, ou tem um gosto musical bem duvidoso)...


*Não lembro agora do nome da música...

2 comentários:

  1. Patrick,

    Minha mulher é fã desses caras e pede para avisar que o nome da música é "Vida boa". A propósito, acho que "o cara" da dupla é mesmo o Victor. É ele quem faz as canções soarem mais como "folk" do que como o sertanejo brasileiro usual.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, bom saber prof...
    E realmente, tem umas músicas até "ouvíveis" da dupla...
    Claro, nada se compara com o bom e velho Rock (na minha opinião)... heheh

    ResponderExcluir