terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bang Theories #4

Após longo recesso devido a várias coisas (tipo faculdade, estágio, aulas particulares e outras coisas), volto com a 4ª Bang Theory.
Ela é, na verdade, bem simples:

Faça uma To Do List!

Aí você me pergunta: "Mas o que será essa Tchudú List?"
Então, serei obrigado a responder: "Não é Tchudú, é To Do List. Uma lista na qual você escreve coisas a fazer (daí o nome, dãã!)".

Um exemplo de To Do List é a popular (e acho que não mais tão utilizada) lista de compras do supermercado: você escreve um monte de coisas e produtos que precisa comprar, pra quando chegar no mercado, não esquecer e levar um monte de besteiras pra casa...

Outro também é aquele monte de anotações que você deixa no celular, no caderno, na porta da geladeira ou no monitor, cheio de coisas que vc precisa se lembrar de fazer antes que acabe o dia, tipo "Marcar Dentista", "Ir às compras", "Ligar pra namorada" , enfim, essas coisas que nem sempre são divertidas ou agradáveis, mas vc não pode deixar de fazer, não é?

Agora, a Bang Theory #4 não fala só de listas de supermercado não. Na verdade, fala de uma To Do List pra toda a vida. "Pra toda a vida? Óoooh!"
Isso mesmo, pra toda a sua vida! Por exemplo, pegue todos os seus sonhos e objetivos da vida. Tanto a curto prazo (do tipo comprar aquela camisa que tá em promoção) quanto a médio e longo (tipo "um dia vou ter grana e comprar uma moto dessas pra mim..."). Junte tudo isso, organize por prazos e possibilidades, e PRONTO! Está feita sua To Do List.
Agora, tente ir completando os itens dessa lista. Você vai perceber que, à medida que eles se completam (ou não) e que o tempo vai passando, alguns itens se tornam menos importantes, e outros itens novos podem surgir. Anote essas mudanças também, você vai ver a diferença...

A questão é: conforme vamos vivendo, nossos objetivos vão mudando de importância, de área de abrangência e até de conteúdo. Por exemplo, quando você tinha uns 11 anos de idade, seu maior objetivo na vida era fechar o Super Mario (sim, o meu também era esse).
Agora, pense em você com 15 anos de idade. Pra mim, que já tinha fechado o Super Mario, meu objetivo foi mudando, e lá pelos meus 15 anos, meu maior sonho era tocar no violão e guitarra os 3 melhores álbuns de Blues que eu conhecia por completo (a saber: The King of Delta Blues [Robert Johnson], Mtv Unplugged [Eric Clapton] e From the Cradle [Eric Clapton também]). Convenhamos que Eric não tem mto a ver com o Mario... E enfim, consegui! Ficava horas e horas praticando o tal Woodsheddin' (se vc não sabe o que é Woodshedding, clique na palavra à esquerda) , e consegui tocar os três não com 100% de perfeição, mas bem parecido com as gravações originais... Lógico, devo lembrar de uns 40% de tudo aquilo hj, até porque era época de vestibular, ensino médio, terceirão, faculdade, etc...

Mas esse é um exemplo: seus objetivos sempre irão mudar, alguns mais alguns menos. Mas o interressante é ir anotando e ir analisando como as prioridades vão mudando. E você me pergunta "Tá, e o Quico?"

"Tá, e o Quico? Pra que isso serve?"

Bom, isso basicamente serve pra vc analisar sua vida. Podemos ver o que nos agrada mais, o que precisamos nos dedicar mais, o que já está meio completo, o que não é tão importante no momento e podemos deixar de lado um pouco. E é isso!

Eis um exemplo: A lista do Patrick Estrela (um grande pensador, filósofo e caçador de águas vivas, da Fenda do Bikini):



Viu? Ele já completou a dele, chegou ao ápice de sua existência, atingiu a verdadeira felicidade... Agora ele já pode ficar a vida inteira sem fazer nada, pra descansar...

E pra quem quer começar (que otimismo, ein?), aí vão alguns itens da minha lista, que espero comentar em posts mais longos daqui pra frente. Os itens não estão em ordens de prioridade nem de facilidade nem de prazo, são só alguns exemplos...

- Comprar uma Fender Stratocaster Eric Clapton Signature;
- Ver Eric Clapton ao vivo;
- Ver o KISS ao vivo;
- Tocar algo ao vivo;
- Fazer um curso de Lutheria;
- Construir meu próprio violão e minha própria guitarra;
- Projetar e construir, desde o começo, um pedal de efeito pra guitarra;
- Completar um álbum de figurinhas de futebol;
- Aprender a cozinhar bem;
- Aprender a cozinhar comida chinesa e japonesa;
- Comprar uma moto custom de alta cilindrada;
- Comprar uma moto esportiva de alta cilindrada;
- Fazer um curso de pilotagem de motos (com a esportiva de alta cilindrada);
- Ter curso superior;
- Ter um mestrado e um doutorado;
- Dar aulas particulares de alguma matéria de ensino superior;
- Dar aulas em uma universidade;
- Trabalhar em uma universidade;
- Passar um mês viajando, andando de moto, tocando guitarra e não me preocupando;

Alguns desses já foram concluídos, alguns estão meio longe de serem concluídos, alguns estão muito, muito, MUITO longe de serem concluídos.

Mas enfim, é isso! Think about it...

Um comentário:

  1. De fato, meu sonho era completar o Super Mario...
    Mas com 15 anos eu tava tentando ainda... ¬¬... hehehe

    Completei um dia desses!
    Ah sim, grande post! Bang Theories melhorando sempre!

    ResponderExcluir