quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Games = History!!!


Bom, hoje vou fazer um post sobre algo que eu não me interessava taaaaaaaaanto há alguns meses... Mas ultimamente, vem me chamando muita atenção.
É sobre o fato de que videogames podem ser melhores que qualquer professor em qualquer colégio do mundo!
Bom, sempre fui adepto ao princípio que professores são inúteis... A não ser que consigam fazer o aluno querer aprender sozinhos... Enfim, pra mim todas as aulas de colégio são apenas obrigação e, portanto, não são dignas de serem aprendidas de verdade (apenas pq precisam ser aprendidas mesmo)... Mas enfim, that's how it works...
Porém, um aluno que deteste história (ou, não tenha inclinação pra área, esteja se formando engenheiro, adore matemática e física - meu caso) pode começar a jogar um game aparentemente "legalzinho", do tipo Medal of Honor, e descobrir que a 2ª Guerra não foi só um bando de americanos combatendo os nazistas maquiavélicos!!!
Ele descobre que houveram várias batalhas, muita estratégia, traição, emoção, mulheres (ah, sempre elas, não?), patriotismo, e até sorte ali no meio...
Enfim, chega a um ponto em que você (no caso, o aluno =D) começa a pesquisar na internet batalha por batalha pra saber exatamente como aconteceu, qual a situação em que os dois lados estavam, conhece alguns soldados que receberam medalhas por sacrifícios a pátria (nesse ponto você já deve ter aprendido que patriotismo NÃO É só levar a mão ao peito no dia 7 de Setembro, ou acordar cedo pra ir desfilar), como estão os locais de batalha hoje em dia, e enfim, várias outras coisas...
Por exemplo, se hoje eu fosse fazer uma prova, saberia dizer como estava a situação na ponte de Nimjegen, na Holanda, ou na grande batalha de Arnhem, ou o que foi a "Market Garden Operation"...

Enfim pessoal, não joguem por jogar... Joguem pra se interessar, e quando estiver atirando loucamente naquele maldito tanque nazista que te tirou 76% de vida, poder dizer "olha q legal, aquele Panzerkampfwagen III tá parecido mesmo com o de verdade... Sabia q ele foi desenvolvido nos anos 30 como um assistente de infantaria? Legal, né? Agora deixa eu acabar com ele... - BUUUUUUUM - Ooook, here we go..."

(OK, posso ter sido meio Sheldon Cooper nesse exemplo, mas enfim, pegou o espírito da coisa, não?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário