sábado, 26 de novembro de 2011

Площа Україні - Praça da Ucrânia #1

E o blog volta à ativa depois de algumas semanas, muito trabalho, Red Bull, café e o TCC concluído e aprovado.

Como já postei anteriormente, gosto muito de fazer coleção de álbum de figurinhas. Pois bem, estou colecionando o álbum do Campeonato Brasileiro 2011, já há algum tempo (mais precisamente, desde junho). Segue a foto dos meus dois álbuns, meus bolos de figurinha, papel com as faltantes e caneta...


Como eu já soube desde 2006, quando fiz meu álbum da Copa do Mundo, a Praça da Ucrânia, aqui em Curitiba, é um ótimo ponto de troca, onde todos os sábados pela manhã e início da tarde se reúnem vários colecionadores pra trocar figurinhas, experiências, etc (e o que dá nome ao título do post)... Pra mim, era só um ponto de troca e pronto, blza...

Algumas semanas atrás, resolvi ligar pra banca de revistas que fica na tal praça, perguntar se isso ainda existia pro Campeonato Brasileiro... O cara que atendeu me falou que todo sábado apareciam algumas pessoas trocando ali na praça, "um pessoalzinho vem pra trocar de vez em quando"... Então, como iria ficar fim de semana inteiro em Curitiba mofando sem fazer nada, resolvi tirar a manhã de sábado pra ir lá ver como é. Inicialmente pensei que iria encontrar uns 2, 3 amiguinhos trocando figurinhas entre si, nada promissor. Maaaaaaas, como não tinha trocado com ninguém ainda, resolvi arriscar.

Desci do ônibus, e quando olhei pra praça vi um burburinho vindo do círculo onde tem a estátua do ucraniano-que-eu-não-sei-o-nome. Pensei: "Ah, vou perguntar pra eles, todo serelepe e saltitante, se eles viram os amiguinhos trocando figurinhas". Quando cheguei perto, vi que todos estavam em pares, sentados no banquinho, olhando algo em seus colos. Cheguei mais perto ainda, e só me deu tempo de falar "P*TAQUEOPARIUUUUUUU!!!!!!!"
Percebi que o burburinho vinha das aproximadamente 30 pessoas lá no círculo, sendo que TODAS estavam com seu bolo de figurinhas trocando entre si, conversando, negociando, etc. Vi também um carinha de cavanhaque, IDÊNTICO ao Paulão das Velhas Virgens (só que um pouco mais magro e bem menos alcoolizado), sentado debaixo de um guarda-sol numa cadeira de plástico, CHEIO de figurinhas na mesa, sozinho. Perguntei pra ele "Opa, tudo bem? Vc tá trocando figurinhas?" Ele respondeu: "Não, eu só vendo ou troco 3 por 1. Trocar de boa é com o pessoalzinho ali..."
Então, pensando que o cara era um belo de um vigarista egocêntrico e dinheirista (o que se mostrou verdade depois), fui trocar com o "pessoalzinho". E você deve imaginar: "Ah, são só garotos, criancinhas que gostam de trocar figurinhas com os amiguinhos de escola e de prédio..."

NÃO!!!!

Na verdade, 80% do pessoalzinho eram homens adultos, que trouxeram o filho pequeno pra trocar figurinhas dos álbuns dos filhos. Na verdade, os filhos ficavam brincando no parquinho, conversando ou babando pela praça, enquanto os pais é que realmente trocam... Mas enfim, dentre todo esse pessoal tinha tantos tipos, que não vou conseguir colocar tudo num post só, então nos próximos falarei de cada um em particular...

Então, não perca os próximos capítulos, nessa mesma hora, nesse mesmo canal!



Um comentário:

  1. há! que massa cara!

    eu tinha um album de figurinhas quando ira guri, e meu pai comprava, colava e até trocava algumas. mas como nunca fui fã de futebol, os albuns não foram muitos!

    mas segue adiante, quero ver novas postagens!

    ResponderExcluir