segunda-feira, 3 de outubro de 2011

To Do List #2

Hoje falo sobre mais um item da minha To Do List...

É sobre "Completar um álbum de figurinhas 100%".

Em abril de 1996, quando eu tinha apenas 5 aninhos e meio, ganhei o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro '96. Fiquei MUITO animado, nunca tinha ganho um álbum de figurinhas na vida, e uns amigos meus da escola tinham ele... Então, todo domingo de manhã eu saía pra comprar jornal com meu pai antes do almoço, e na banca eu ganhava uns 3 ou 4 envelopes de figurinhas. Eu sempre abria antes de almoçar, e colava depois do almoço.
Lógico, com 3 ou 4 pacotes semanais de figurinhas, eu nunca que ia chegar a completar o álbum, colei no máximo uns 40% das figurinhas. Mas naquela época eu nem tinha noção da quantidade que precisava, nem de quanto dinheiro teria que ser gasto aí... aliás, eu nem tinha dinheiro na época! (não que agora tenha muito também...)

E no próximo ano (não me lembro como), ganhei o álbum do Campeonato Brasileiro '97. O álbum era menorzinho, assim como as figurinhas. E à medida que eu ia colando, percebia que alguns jogadores eram os mesmos do álbum de 96, então as repetidas de um álbum iriam parar no outro álbum, só pra completar... (lógico, os padrões de gráfico e foto dos cromos eram totalmente diferentes, e ficava tudo uma zona de feio, mas eu gostei na época).

Bom, depois desses dois álbuns, lembro que tinha ganho um da TV Colosso (também não-completado, mas eu adorava as figurinhas modeladas do Borges, Gilmar, Jaca Paladium, Priscila, etc). Fora isso, não tive mais álbum nenhum até 2006.

Em 2006, eu passando numa banquinha nem me lembro por que (talvez eu tenha ido buscar jornais, ou revistinhas inúteis sobre como escrever bem na redação do vestibular), vi o álbum na vitrinezinha embaixo do caixa. Perguntei: "Moça, esse é o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro?" A moça disse "Não, é da Copa do Mundo."
Pensei: "Uaaaaaaau, agora tem isso até a nível mundial, como o tempo passa, não? Vou comprar!"
Aí comprei um álbum e alguns pacotes. Alguns dias depois desse episódio, o álbum virou febre. Saiu nos jornais, televisão, noticiário, revistas especializadas, nas fofocas de vizinhas, nas fachadas de prédios, nas escolas, nas ruas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo a canção, enfim. Aí eu fiquei mais empolgado ainda, e se pudesse, comprava um mol de envelopes de figurinhas por vez.
Long story short, fiquei com um calhamaço gigantesco de figurinhas repetidas, e uns 70% do álbum completo. Como não tinha mais nenhum amigo que quisesse jogar bafo comigo valendo figurinhas (aliás, acho que não tinha mais nenhum amigo que ainda colecionasse figurinhas), fui pesquisando e trocando, pesquisando e trocando, e em alguns meses consegui completar o álbum. SUCESSO!
P: O que eu fiz com ele completinho?
R: Peguei com todo o carinho, guardei numa gaveta. Está lá até hoje.

Depois, comprei o álbum da copa de 2010, e também fiz o mesmo esquema. Pesquisei, troquei, e completei. De novo, peguei com todo o carinho e guardei na gaveta. E ainda está lá até hoje, também.

Mas enfim, pra quem não sabe o que fazer de hobby, taí uma ótima dica. É mto legal trocar, fazer amiguinhos (eu fiz muitos!) trocando figurinhas, pesquisar e conseguir aquela mais difícil do álbum.

Logo abaixo, seguem fotos dos álbuns de 1996, 1997, 2006 e 2010, respectivamente.








Um comentário:

  1. e bacana.Eu lembro que eu gostava de ter aqueles kard's do pokemom e agente ficava jogando valendo outros kard'smnas acho q nunca ganhei(nao era boa nisso rsrs).Nsso TV colosso era d+,eu tinha estojo,caneta e adora ver na tv.Epoca boa essa

    ResponderExcluir