sexta-feira, 16 de março de 2012

Diário de Bordo #1 - Blackie

Olá pessoas! Hoje meu post é voltado para motociclistas, em especial donos de Mirage 150, como eu... Pra quem não sabe, Blackie é minha moto:

Pois bem, participo do grupo oficial da Mirage 150 no Facebook. Como é minha primeira moto e sou bastante "leigo" no assunto, o grupo tem servido muito bem a ajudar, dar dicas, conselhos e fazer amizades entre os proprietários da moto. E, alguns dias atrás, assisti a um vídeo no Youtube feito por dois proprietários para explicar como fazer a troca de óleo do motor da Mirage em casa (aliás, muito obrigado de novo, Evandro e Marcello!!!).
Além disso, meu grande camarada Renê, que está lá na Bahia com sua Kansas, também fez um vídeo e me deu coragem pra fazer a troca do óleo da Blackie eu mesmo. E então, comprei todo o material necessário, ajeitei o que precisava, e fui à luta. Esse post basicamente descreve TUDO que eu fiz ao trocar o óleo. Como foi minha primeira vez, registrei tudo em fotos. Espero que sirva de incentivo a outros proprietários de primeira-viagem, e a quem interessar possa...

Bom, primeiramente fiz a compra do óleo. Como na Mirage a capacidade de óleo é de 1.100ml, comprei duas embalagens de 1 litro de óleo Yamalube 4T - 20W-50:

Em seguida, todo o material usado:
- Folhas de jornal para forração do piso (usei umas folhas de papel-toalha que achei na garagem também);
- Pote de sorvete de Flocos Nestlé (vazio), para receber o óleo queimado (usado);
- Funil grande para colocar o óleo novo e engarrafar o velho;
- Chave de boca 17mm (para o parafuso da saída inferior de óleo do motor);
- Recipiente com volume graduado, de 100 em 100 ml, para medição dos 100ml adicionais de óleo da 2ª embalagem (pensei em me basear na medida da lateral da embalagem do óleo, mas só tinha marcas a cada 250ml);
- Flanelas para limpeza / remoção de manchas / etc.
Tendo tudo separado, forrei o chão, pus a Blackie apoiada no cavalete central, o pote de sorvete de Flocos logo embaixo da saída de óleo, e tirei o parasujo. Lembrando que isso tem que ser feito com MUITO cuidado, para não espanar a rosca do parafuso nem nada do tipo. Enfim, logo depois de tirado o parafuso, já começa a cair o óleo usado. Deixei o óleo saindo até se reduzir a pingos, e depois até parar de pingar. Isso demorou em torno de 40 minutos (lembrando que não mexi em nada, simplesmente deixei o óleo escorrer pro pote de sorvete de Flocos). Enquanto escorria, tratei de tirar as fotos, e limpar bem o parafuso. Seguem fotos do processo (o círculo em destaque na foto indica o parafuso a ser retirado):

Depois de retirado o óleo sujo, é só fechar novamente a saída inferior com o parafuso (e apertar bem, e com muito cuidado). Então, coloca-se o óleo novo (como mostram as fotos a seguir, me certifiquei que o óleo veio bem vedado e lacrado na embalagem) através de um funil na entrada de óleo.




Depois de completado o processo, fecha-se a tampa da entrada/medidor de óleo, e pronto. Esperei alguns minutos e dei a partida no motor. Funcionou normalmente! Depois saí, dei uma volta na quadra com a moto, e a primeira impressão foi a de que tudo ficou EXATAMENTE como era antes, com excessão do câmbio: ficou muito mais macio pra subir as marchas. Depois de uns 5 km andados, essa "maciez" foi diminuindo um pouco, mas ainda está bem mais macio do que antes da troca.
Notem a diferença de cor do óleo usado (totalmente preto e opaco) e o óleo novo (bem mais claro):

(Na foto, o óleo novo está no recipiente, são os 100 ml adicionais que coloquei por último).

O óleo usado, coloquei numa garrafa PET de 2 litros limpa, e dei para meu mecânico junto com a embalagem vazia de óleo, para dar a destinação adequada (conforme instrução dele mesmo e presente na embalagem do óleo).

Mas é isso! O que interessa é que deu certo... heheheh Obrigado de novo a todos que me ajudaram ensinando, dando dicas, etc... =)



Um comentário:

  1. Dalhe Patrick! é exatamente isso cara! seu tutorial além de ter sido feito TUDO CERTINHO, tem o quesito de qualidade e precisão das imagens! elas ficaram grandes e claras! parabens! aguardo outros tutoriais! :)

    ResponderExcluir