sábado, 2 de julho de 2011

Rei do Gado...

Hoje o post é sobre uma moda de viola ótima...

"Moda de viola??? Pô, tá me tirando???"

NÃO! É uma moda que eu sempre gostei, desde a primeira vez que ouvi (deve ter sido com uns 8, 9 anos de idade, no Viola Minha Viola - "Êta programa que eu gosto!!!")...
Nos últimos anos, meio que parei de ouvir música caipira, por estar me aprofundando no rock, blues, metal, MPB e tudo o mais... E também por um "pouquinho de preconceito", como diria o saudoso Péricles, do Exaltasamba...

Mas enfim, há uns 6 meses mais ou menos, tenho voltado a ouvir sertanejo e músicas caipiras, e essa é uma de minhas modas preferidas... Fala sobre um peão muito humilde e trabalhador, que um dia foi "desafiado" por um almofadinha dono de "milhões de pés de café"...
Uma lição pra quem tem dinheiro e acha que precisa ficar se esnobando por aí!

A canção foi composta pelo Teddy Vieira, e já foi gravada por Tião Carreiro & Pardinho, Chitãozinho e Xororó, entre outros "monstros do sertanejo"...

Enfim, eis a letra e o vídeo:

Num bar de Ribeirão Preto
eu vi com meus olhos esta passagem
quando champagne corria a rodo
na alta roda da granfinagem
Nisso chegou um peão
trazendo na testa o pó da viagem
pediu uma pinga para o garçom
que era prá rebater a friagem

Levantou um almofadinha
falou pro dono, eu não tenho fé
quando um caboclo que não se enxerga
num lugar deste vem por o pé
senhor que é o proprietário
deve barrar a entrada de um qualquer
principalmente nessa ocasião
que esta presente o rei do café

Foi uma salva de palmas
gritaram viva pro fazendeiro
que tem milhões de pés de café
por esse rico chão brasileiro
sua safra é uma potência
em nosso mercado e no estrangeiro
portanto veja que esse ambiente
não é prá qualquer tipo rampeiro

Com um modo bem cortês
responde o peão prá rapaziada
essa riqueza não me assusta
topo e aposto qualquer parada
em cada pé do seu café
eu amarro um boi da minha boiada
e prá encerrar o assunto eu garanto
que ainda me sobra boi na invernada

Foi um silêncio profundo
o peão deixou o povo mais pasmado
pagando a pinga com mil cruzeiros
disse ao garçon prá guardar o trocado
quem quiser saber meu nome
que não se faça de arrogado
é só chegar lá em Andradina
e perguntar pelo Rei do Gado...






Um comentário:

  1. Nossa não conhecia essa música acho que nem é do meu tempo :P
    Mas as rimas são ótimas :D

    ResponderExcluir