segunda-feira, 6 de junho de 2011

Não vi Beatles, mas vi... Exalta???

Tive que fazer esse post o quanto antes... Uns dias atrás, o Fantástico fez uma reportagem falando sobre a homenagem que os fãs do Paul McCartney fizeram pra ele no último show aqui no Brasil. Consistia em levar alguns, muitos, vários, centenas, milhares de papeis com a sílaba NA escrita. Na hora do "Hey Jude", onde o Paul canta "Naaaa, na naa na-na-na-naaaaaa!! Na-na-na-naaaaaa!! Hey Juuuude...", o público levantaria as folhas e o Paul viria um mar de "Na"s na plateia...
Isso realmente aconteceu, e foi muito legal pelas imagens que a TV mostrou... Imagina pro Paul, cantando e vendo a homenagem lá embaixo. Ele até reconheceu o trabalho dos fãs brasileiros, agradeceu e tal...

Bom, até aí tudo muito bonito, alegre, todos serelepes e saltitantes.
Acontece que, além de mostrar essa singela homenagem, o Fantástico foi atrás do cara que deu a ideia (um tal de Carlos Santana - até no nome é roqueiro) e, depois, deu essa mesma ideia pra duas fãs do Exaltasamba.
Elas fizeram um cartaz escrito "Valeu" (que é o título de uma música deles, e se repete várias vezes no refrão), o Fantástico forneceu mais umas 500 cópias, e elas distribuíram na entrada do show. Na hora da música, a plateia realmente levantou as folhas, e o Thiaguinho (vocalista do Exalta) também achou muito legal, agradeceu e tal.

Então, a internet e os contatos do Fantástico explodiram com reclamações, indignações, xingamentos ("vou xingar muito no Twitter!!!"), protestos, revoltas, revoluções, ameaças, atentados e etc, tudo por parte dos Beatlemaníacos, que adoram o Paul, e não aceitaram ver o ídolo sendo comparado ao Exaltasamba.

Ontem, o Fantástico fez outra matéria, chamando os caras do Exalta pra dizer o que acharam da revolta. O Péricles, que toca banjo, cavaquinho e canta na banda, falou mais ou menos isso: "Olha, não quero ser polêmico nem nada, mas acho que no mínimo teve um pouquinho de preconceito aí né?"

E agora me perguntam: O que eu achei?

Pois achei isso mesmo... No mínimo um enorme preconceito por parte dos roqueiros. Pô, o Fantástico só deu a ideia pras meninas fãs do Exalta. Tá certo que elas pareciam meio bobinhas, inocentes, histéricas e criançoilas, e que a tal "Valeu" nem empolga tanto quanto Hey Jude (afinal Valeu não é um clássico internacional que passa em gerações e gerações)... Mas a reportagem não comparou nenhuma das bandas, não falou "Exaltasamba é melhor que Beatles", ou "O Thiaguinho canta mais que o Paul", ou mesmo "O Paul canta mais que o Thiaguinho". Não houve comparação. Só houve a vontade de usar a ideia da homenagem num grupo brasileiro. E o que é mais brasileiro que samba e pagode?
Também não houve comparação dos fãs. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ninguém é obrigado a gostar de pagode ou de rock, ou de funk ou de sertanejo, ou de Country ou de Bluegrass... Se gostam, é pq escolheram aquilo. Não significa que o fã do Exalta é mais "assíduo" ou fiel que os fãs do Paul, ou nada desse tipo. Isso é comparar laranjas e maçãs. Nada a ver um com o outro! Só são frutas (ou no caso, fãs)...
Claro, Exalta não combina tanto assim com Hey Jude, mas pô, precisa tudo isso??? Eles não falaram mal do Paul ou dos Beatles nem nada. É ÓBVIO que Beatles e o próprio Paul tem mais história na música, ajudaram a construir o Rock como ele é hoje, compuseram coisas bárbaras, mas mesmo assim... Seria o mesmo que você pedir pra um residente dar uma ajudinha numa cirurgia de um médico experiente. Não é pq o residente foi passar um bisturi, ligar a luz da sala, lavar a mão do cirurgião, sei lá, que ele é melhor que o médico cirurgião experiente, ou que ele sequer se compara com o outro. Só tava dando uma ajuda, fazendo o pouco que ele sabe.
O Exalta também não se comparou a Paul, somente concordou na ideia do Fantástico: colocar cartazes num show de pagode, só pra ver o que ia dar.

Pra quem leu tudo isso e não entendeu do que eu estou falando, aí vai a fatídica reportagem do Fantástico... E pessoal, vamo parar com esse preconceito né... Bobeira isso... Se gostam de pagode, deixem que gostem, quem perde são eles por não curtir o bom e velho rock. E pagodeiros, se quiserem abram a cabeça e escutem rock, pode ser uma agradável surpresa. E vice-versa né? Eu mesmo gosto de Beatles E Exaltasamba ao mesmo tempo. Isso se chama ser eclético, um montão de gente é assim...

4 comentários:

  1. Boa, Patrick!
    Os rockeiros não deviam nem se dar ao luxo de discutir...
    É isso aí, vamos 'Rock'izar o mundo nos bastidores...

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá... Bom, você sabe o quanto eu sou fã de Beatles e principalmente do Paul. Estava lá no show do dia 22/05 em que as homenagens, entre elas as dos NANANAs (que não foi a única), foram feitas. Acompanhei na comunidade do Paul McCartney o surgimento das homenagens, na fila de espera pro show ajudei as meninas a distribuir balões e explicar as homenagens pra quem não sabia... Enfim, tooodo um empenho nisso! Homenagens feitas, o Paul se emocionou, eu chorei que nem uma louca, o Terra transmitiu... foi lindo!
    Durante a semana após o show, o Fantástico procura um menino da comunidade (que é moderador por sinal) dizendo que eles teriam vontade de fazer uma reportagem sobre A HOMENAGEM FEITA NO SHOW PELOS FÃS, como teria surgido a idéia e quem teria sido o dono da idéia... Foi aí que apareceu o Carlos (que você citou no seu post), que foi de quem surgiu a idéia... mas isso, teve um monte de gente da comunidade ajudando a aprimorar! [...]

    ResponderExcluir
  3. Enfim, entrevistaram o Carlos... e entrevistaram o menino que é moderador da comunidade. A princípio, toda a comunidade tava envolvida com a situação... pensamos: "uaaau, reconhecimento do empenho dos fãs... vão falar sobre o show, sobre o Paul ter se emocionado..." os meninos até chegaram a comentar com o entrevistador sobre um vídeo feito por uma menina da comunidade no ano passado com fotos de fãs do Brasil inteiro pedindo pro Paul voltar... o entrevistador pediu na entrevista que os meninos mostrassem o que eles tinham de itens dos Beatles, quando eles começaram a gostar, mostrar a comunidade do orkut onde surgiu tudo, vestir várias camisetas/roupas (até traje do Sgt Peppers) que um deles tinha... montaram um circo!
    No Domingo passado a comunidade virou um chat... todo mundo ligado no Fantástico esperando a reportagem sobre o show do Paul. O que foi ao ar foi esse link aí que você passou... Só o Carlos apareceu (por 15 segundos, sei lá) e o outro menino eles IGNORARAM totalmente!
    Ao final de tudo foi a revolta que você viu...
    Claro, todo mundo ficou puto da cara! Primeiro, usaram a homenagem surgida da comunidade e financiaram algo de forma que o mérito da homenagem fosse deles. Segundo, o descaso total com os entrevistados. Terceiro, omitiram quase que totalmente a pauta da reportagem... Achou-se realmente que seria SOBRE O SHOW e a importância que ele teve, e não utilizar a idéia DA HOMENAGEM em OUTRO SHOW!
    Pra quem acompanhou desde o surgimento das homenagens e os meninos perguntando pra gente o que eles deveriam falar na entrevista e depois de feita como tinha sido, a indignação foi outra... tava muita gente envolvida nisso!
    O problema é que as proporções e a verdadeira causa dela foram tiradas de foco! Realmente, muita gente ficou puto por causa da comparação... e isso foi até exagerado.
    Mas o principal motivo foi TOTALMENTE OMITIDO! E isso, só quem acompanhou sabe... O problema foi a banalização da homenagem. Isso sim revoltou, e diminuiu o que foi feito a nada... Claro, o reconhecimento de quem a gente queria veio... e é o que pagou! Mas agora, diminuir (duas semanas seguidas) as homenagens traduzindo elas a algo que não foi nada demais e que os fãs são somente preconceituosos e mais nada, não precisava né!
    Aí, pra tentar queimar nossa cara eles vão lá e chamam psicologos, maestros, músicos, deus e o mundo pra justificar a revolta. Mas pra explicar o descaso e a omissão quanto a matéria eles não comentam né?!

    ResponderExcluir
  4. OK, não sou tão beatlemaníaco pra ter sabido disso antes... hehheh
    Realmente, depois de tudo q fizeram antes da reportagem, foi sacanagem deixarem 15 segundos do tal Carlos aparecendo, só...
    Ainda assim, falar mal do Exalta ñ cabe aqui, tem q falar mal da galera do Fantástico!!!

    ResponderExcluir